terça-feira, 8 de setembro de 2015

A ESCOLHA É SUA, DECIDA!


No último sábado (5), estive na rua mais famosa do Brasil, a rua 25 de Março, em São Paulo, onde fui a negócios. Quando me deparei com o vi e fiquei feliz, um verdadeiro mar de gente de andavam e comprovam freneticamente nas milhares de lojas ali existentes, o que prova que tem muita gente vencendo a crise com trabalho, e tantos outros acreditando que este é justamente o momento que mais precisa de um esforço diferenciado e criativo.

Em uma conversar com um senhor que fazia compras de bolsas em atacado, ele me disse que este é o momento de levar os produtos até aos clientes já que muitos preferem a comodidade de escolher no conforto de suas casas. Além disso, sem um ponto fixo evito despesas como aluguel, funcionários, água, luz, sem falar em todo um investimento na estrutura física para montar uma loja, isso porquê sou MEI. Relatou aquele senhor de aproximadamente seus 55 anos. 

Ao ouvir isso fiquei ainda mais feliz ao perceber que a crise tem despertado o surgimento de novos empreendedores que tem visto o cenário de uma outra forma, com visão empreendedora. 

Se todos tomassem esta mesma iniciativa teríamos um cenário diferente, com mais oportunidade e uma crise de menor impacto. É preciso uma mudança de mentalidade, acreditando numa mudança de perspectiva, ficar parado esperando melhorar o atual cenário não vai te levar a lugar algum.

Diante disso você pode me perguntar, Gilmar e o desemprego que a cada dia só aumenta? Eu respondo, é verdade, ela existe e tenho visto isso nos jornais e noticiários das tv's, mas o que os jornais não divulgaram foi o que vi nas lojas da 25 de março, em muitas delas haviam cartazes com a seguinte frase: Precisamos de vendedores. Isso mesmo que você acabou de ler, precisamos de vendedores. 

Percebendo aquilo resolvi perguntar a proprietária de uma loja sobre a placa onde anunciava a necessidade de vendedores, a reposta foi rápida, “estamos querendo sim vendedores para vender e não atender, atender por atender eu também faço, preciso de vendedores que saibam vender em tempos de crise”. Falou a empresária. Nossa! Isso mesmo, argumentei. Aproveitei da resposta e fiz uma outra pergunta, as suas vendas são mais em atacado ou varejo? Ela respondeu, atacado, mais de 70% das vendas são em atacado, e a maioria são para revendedores. Sei, argumentei, são aquelas pessoas que não possuem loja, que vendem porta a porta, é isso? Isso mesmo, respondeu.

Após este bate-papo percebi que tem vaga de emprego, mas não é para qualquer um, é para vendedores que saibam vender em tempos de crise. Outra coisa que percebi é que existe um gigantesco mercado de oportunidade para empreender, o chamado vendas direta, um modelo que coloca o Brasil entre os quarto maiores países do mundo neste modelo de negócio, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China. Mas este assunto iremos tratar no próximo artigo.

Um abraço e muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário